sexta-feira, 8 de abril de 2011

Ser cristão na prática

Tiago 1

19) Lembrem disto, minhas queridas irmãs e irmãos: Cada um esteja pronto para ouvir, mas demore para falar e ficar com raiva.
20) Porque a raiva humana não produz o que Deus aprova.
21) Portanto, deixem todo costume imoral e toda má conduta. Aceitem com humildade a mensagem que Deus planta no coração de vocês, a qual pode salvá-los.
22) Não se enganem; não sejam apenas ouvintes dessa mensagem, mas a ponham em prática.
23) Porque aquele que ouve a mensagem e não a põe em prática é como uma pessoa que olha no espelho e vê como é.
24) Dá uma boa olhada, depois vai embora e logo esquece a sua aparência.
25) O evangelho é a lei perfeita que dá liberdade às pessoas. Se alguém examina bem essa lei e não a esquece, mas a põe em prática, Deus vai abençoar tudo o que essa pessoa fizer.
26) Alguém está pensando que é religioso? Se não souber controlar a língua, a sua religião não vale nada, e ele está enganando a si mesmo.
27) Para Deus, o Pai, a religião pura e verdadeira é esta: Ajudar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e não se manchar com as coisas más deste mundo.

Tiago nesse texto toca num assunto delicado na nossa vida que é a questão da religiosidade. Naturalmente todos nos consideramos religiosos. Na verdade, isso acontece por que confundimos religião, com frequência na igreja ou com a quantidade de atividades que realizamos nela.
Há ainda aqueles que confundem a fé com esta suposta religiosidade. Quando perguntamos a alguém se ela tem fé, é comum ouvirmos respostas como: eu tenho muita fé, vou à igreja cinco vezes por semana, ou: minha fé é muito grande, eu faço isso ou aquilo na igreja, tenho cargos... Se isso fosse verdade, haveria muito crente transportando montes de um lugar para outro.
Mas nós temos a partir desses versículos acima vários conselhos dados por Tiago através de verbos imperativos que nos conduzem a uma vida piedosa, sem especular teorias religiosas, contudo enfatizando o dever cristão, ao invés da doutrina. Tiago é, primariamente, prático e ético.
A tradição atribui a autoria da epistola a Tiago irmão do Senhor, talvez daí a semelhança à fala de Jesus. Ele era líder da igreja em Jerusalém e como todo líder espiritual pregava a regeneração, que aliás, é a razão do sacrifício de Cristo,  permitir a nossa renovação. Esse é o maior dom que Deus nos deu. Através do exercício do seu querer ele nos gerou para uma nova vida, seu instrumento foi a palavra da verdade que Tiago nos exorta a praticar.
Como princípio desta ética, destaca a necessidade dos cristãos estarem com os ouvidos mais abertos, mais atentos às verdades ao seu redor e, principalmente, saber reconhecer uma verdade, o que não se baseia em julgamentos instantâneos, carregados de egoísmos. Quando estivermos praticando o ouvir de Deus, demoraremos a falar e irarmos. Entretanto isso demanda TEMPO. O Tempo para ouvir o outro, tempo para ouvir o coração, tempo, principalmente, para ouvir a Deus. Muitos denominam esse tempo como período do silêncio e, é assim mesmo, sem o nosso silêncio nunca poderemos ouvir nada.
 Com certeza a não observância desse conselho tem feito muita gente julgar o outro, sem antes conhecer o que realmente passa no seu coração. A palavra tem um poder de destruição comparado ao da pólvora. A palavra dura combinada com o espírito machucado de quem a ouve pode matar. Matar a crença no amor, matar a esperança que as coisas mudam e até matar a verdadeira imagem de Cristo.

A palavra dos homens pode destruir, porém a única palavra que pode salvar é a de Deus, só que para isso não devemos ficar só em conhecê-la, é preciso pô-la em prática. Quem não a põe é comparado com quem olha num espelho. A Bíblia é esse espelho que olhamos, nos reconhecemos lá, através das promessas feitas a nós e através de correções para o nosso caráter, mas muitos, mesmo depois de reconhecerem-se vão embora e esquecem o que viram. Estão enganando a si mesmos, pois quem a pratica, o próprio Deus abençoará em tudo o que fizer.
Então, voltando à questão do início, o que será a religião verdadeira? Com certeza a resposta passa bem longe de uma língua descontrolada, que vale-se, ou não, de uma posição ou de um conhecimento qualquer para atingir os outros e de um coração enganado voltado para seu ego. A verdadeira religião é resultado de uma vida prática, exemplificada pela verdadeira fala, verdadeiro amor e verdadeiro caráter.
Para Deus religião são duas coisas básicas: doação social, diante disso é um paradoxo chamar alguns grupos de religião; e pureza, não nos mancharmos com as maldades deste mundo. Todavia, para saber disso as pessoas precisam conhecer e praticar a Palavra da Verdade, que é a lei perfeita, a lei que dá liberdade, porque ela não nos escraviza à servidão do cativeiro, pelo contrário, nos liberta para a obedecermos através de uma natural compulsão interna.
É isso que Tiago diz ao dirigir sua carta aos cristãos espalhados além da Palestina. Como o Pastor Maior, vem em busca da ovelha distante, a que se perdeu ou está se perdendo, Jesus como nosso pastor de modo algum vai deixar-nos. Neste momento ele quer trazê-lo de volta ao aprisco, quer sarar suas feridas e recompô-lo, pois Ele o criou para ocupar o primeiro lugar entre as criaturas.
Tiago 1:18 - Pela sua própria vontade ele fez com que nós nascêssemos, por meio da palavra da verdade, a fim de ocuparmos o primeiro lugar entre todas as suas criaturas.
Existem muitas pessoas usando a língua, as palavras de forma errada. Não nos manchemos com essas coisas más.
Existem muitos pseudo-religiosos gastando seu tempo na falsa religião. Sejamos caridosos, há tantos passando por tribulações.
Imitemos Cristo, talvez as ovelhas que estamos cuidando já estão alimentadas e em segurança com as outras no curral. Vamos atrás daquelas que estão se afastando do rebanho, daquelas que ficaram presas nas pedras, daquelas que comeram erva envenenada ou se machucaram. Isso é colocar a palavra de Deus em prática.
Tiago 1:22 - Não se enganem; não sejam apenas ouvintes dessa mensagem, mas a ponham em prática.
A salvação leva ao serviço. É auto-ilusão crer que o objetivo de Deus é nos manter debaixo do teto da igreja, Ele quer que experimentemos uma transformação pratica que resulta em um ministério. Pratique hoje o que você proclama!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, mande-me uma mensagem