domingo, 9 de outubro de 2011

Um carpinteiro nato


Marcos 6

    1 Jesus voltou com os seus discípulos para a cidade de Nazaré, onde ele tinha morado.
    2 No sábado começou a ensinar na sinagoga. Muitos que o estavam escutando ficaram admirados e perguntaram: _De onde é que este homem consegue tudo isso? De onde vem a sabedoria dele? Como é que faz esses milagres?
    3 Por acaso ele não é o carpinteiro, filho de Maria? Não é irmão de Tiago, José, Judas e Simão? As suas irmãs não moram aqui?
Certo dia, um rapaz que acabara de abandonar a universidade justificou sua atitude dizendo que não adianta nada estudar, trabalhar em um bom emprego, já que a única coisa que importa para o cristão é estar adorando ao Senhor. Embora, todos os cristãos concordem que adorar ao Senhor é realmente essencial, será que nós devemos nos dedicar exclusivamente ao louvor ou é possível usar o nosso trabalho para adorar a Deus ou os estudos para honrá-lo? Diante disso comecei refletir sobre esse aspecto da vida de Jesus, uma vez que ele é o modelo, será que Jesus perderia tempo trabalhando ou estudando? A resposta é sim, ele foi um trabalhador e, olhe, não precisava trabalhar, uma vez que é dono de todos os reinos e riquezas, ainda assim, até os seus 30 anos de idade, trabalhou duro, como qualquer pessoa comum. Ele também não precisava estudar, já que é o dono de toda sabedoria, o verdadeiro Mestre, o Médico dos médicos, no entanto, foi à sinagoga para aprender.
Jesus era muito esforçado, desde a juventude trabalhava, aprendeu até uma profissão: ele era carpinteiro. Famoso inclusive, as pessoas o conheciam pelo seu trabalho. Aliás, a carpintaria era tradição de família, herança de José. Hoje, muitos filhos não querem dar continuidade aos negócios dos pais, mas Jesus fazia isso e tinha uma profissão muito bonita, ele era um artesão. Ser um artista seria um talento herdado do seu outro pai, o escultor do universo, que de uma estátua de barro fez Adão? Eu não consigo imaginar Jesus sem crer que ele era não só um carpinteiro, mas o melhor carpinteiro, um artista da madeira. Não temos como analisar sua obra, nem seu estilo, mas se pensarmos no restante da sua obra(o universo), podemos enquadrá-lo em algum gênero dos artistas mais criativamente inovadores. Mel Gibson, no filme Paixão de Cristo parece compartilhar o que acabei de dizer. Lá, Jesus é retratado como o inventor das mesas altas, o que fazia necessário o uso de cadeiras. Antigamente as mesas tinham pernas bem curtas, pois as pessoas sentavam-se no chão para comer, como os japoneses. Isso de certa forma desmente o grande quadro A última ceia, de da Vinci, 1498 anos d.C.
Ainda que, não saibamos muito se a produção artística de Jesus com a madeira era de vanguarda ou não, sabemos que ele sempre gostou de inovar, pois ele quer inovar e renovar nossas vidas a cada dia. Mas, apesar de seus dotes artísticos, Jesus não trabalhava na carpintaria só com objetivos estéticos, de lá ele tirava o sustento de sua casa. Isso, por que ele deveria ter ficado órfão de seu pai terreno. A última citação que a Bíblia faz sobre José, foi na passagem que narra a vinda da família, das comemorações da páscoa, quando Jesus tinha 12 anos. Provavelmente, José teria morrido, pois ele não está presente em outros relatos que a Bíblia oferece sobre Jesus, então, como filho mais velho, mais que os demais irmãos, Jesus tinha responsabilidades com a família e, é claro que as assumiu.
Todavia, vamos nos ater ao trabalho que realizava todos os dias: ele comprava a madeira bruta, conforme é encontrada na natureza, cheia de cascas, algumas com espinhos e lascas que furavam suas mãos. Outras vinham tortas, cheias de imperfeições ou até algum cupim. Mas, ele as pegava com entusiasmo. Trabalhava cada uma em particular com suas ferramentas manuais. Não havia motores, nem serras rápidas, ele investia tempo, concentração a cada pedaço de pau que entrava na sua carpintaria. Raras, talvez, eram cedro do Líbano, mas todas, após o tratamento daquelas mãos, tornavam-se bonitas e úteis. Que trabalho louvável é esse de transformar a matéria rústica em mesas, camas, armários etc. e o mais incrível: todos esses móveis são úteis, servem, antes de mais nada, para servir.
Essa é uma analogia que nos deveria levar ao desejo de também entrar nessa carpintaria. Como a madeira que se deixa trabalhar, nós também devemos nos entregar nas mãos desse carpinteiro. Deixemos as suas ferramentas arrancar as nossas cascas, os seus enxós escavar nossas imperfeições, as plainas nos colocarem no prumo certo, as lixas tirarem nossas asperezas. Vai doer quando os pregos e parafusos nos furarem para nos ligarem a outros pedaços de madeira, vamos ser cortados, lapidados para nos encaixar neles, mas eles também serão, para formarem um bom móvel conosco.
A função de toda mobília é ser útil, mas podemos ser além de úteis, bonitos. Um designer de interior projeta móveis que além de guardar as coisas e nos dar conforto, também enfeitem o ambiente e se enquadrem no espaço disponível. O nosso Designer quer fazer o mesmo. Não fique satisfeito de ser apenas um pedaço de madeira, ou ainda um simples móvel, porém queira ser um móvel de decoração, um móvel de utilidade.
Precisamos deixar de ser “caras-de-pau” e passarmos a ser a madeira que o Jesus carpinteiro usa. Na nossa vida espiritual as ferramentas de Deus nos ferem para no final nos deixarem bonitos e úteis. Então, quando o formão estiver se encravando em nós, saibamos que é o Senhor nos entalhando. Quando o serrote cortar um pedaço, é algo inútil sendo retirado de nossas vidas.
Jesus nunca deixou de ser um carpinteiro, assim,  deixemos-nos ser a sua matéria prima e ele fará de nós uma obra prima. Parece ironia, mas foi de uma carpintaria também que saiu a cruz, no entanto, ainda assim, Jesus não desistiu de trabalhar lá, pois para ele somos todos madeiras de lei.
Fabiana de Oliveira Ribeiro



 
Carpinteiro - Aline Barros
Um carpinteiro, um homem simples
Apaixonado por uma obra, uma missão
Perdoar meus pecados
Fui constrangido por tanto amor
Ele não se importou com meu estado envergonhado
Cristo simplesmente me amou
Estou apaixonado por Cristo
Estou apaixonado pelo Salvador
Uma missão que era impossível
Meu Jesus realizou
Estou apaixonado por Cristo
Estou apaixonado pelo Salvador
Ele sabia de Sua morte lá na cruz
Mesmo assim não me abandonou
(Por amor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, mande-me uma mensagem